Eficiente, ABC vence Ferroviário fora de casa em sua estreia na Série C - Gazeta do Futebol
Eficiente, ABC vence Ferroviário fora de casa em sua estreia na Série C

O ABC conquistou um grande resultado em sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando na tarde deste sábado (16), no estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte, o time potiguar contou com um ataque eficiente para vencer o Ferroviário por 3 a 1.

O jogo foi válido pela segunda rodada, mas foi a primeira aparição do Elefante na competição uma vez que ele ainda estava envolvido com as finais do campeonato estadual e seu jogo contra o Paysandu, que seria o de estreia, passou para o dia 20.

Já o Ferrão conhece sua segunda derrota em dois jogos e o sinal de alerta já passa a ficar ligado.

O confronto foi realizado neste local por conta do estádio Elzir Cabral não possuir iluminação adequada para o duelo que teve transmissão por TV aberta. Como também não foi possível levar a partida para o Castelão e o Presidente Vargas, o clube optou pelo remodelado estádio de Juazeiro do Norte.

Elefante letal no primeiro tempo

Ferroviário começou melhor a partida, mas não conseguia transformar a maior posse de bola em jogadas perigosas. Logo nos instantes iniciais o time reclamou de uma penalidade de Felipinho em cima de Maicon Assis. Já a equipe Potiguar o pouco que ficou com a bola, foi letal.

Aos seis minutos, logo em seu primeiro contra-ataque, o ABC abriu o placar. Kelvin desceu em velocidade pela direita, virou o jogo na outra ponta para Fábio Lima. Ele foi até a linha de fundo, deixou Yuri na saudade e cruzou na medida para Jefinho tocar de cabeça o fundo das redes.

Aos 18 minutos o time visitante chegou ao segundo gol. Kelvin recebeu a bola na direita e bateu da entrada da área para marcar um golaço. A bola ainda tocou no poste direito do goleiro Jonathan antes de morrer no fundo das redes.

O Ferroviário insistia muito nas jogadas cruzadas pelo alto, mas a melhor chance do primeiro tempo veio quando o time fez algo diferente, mais precisamente Emerson Souza, que arriscou o chute de fora da área, o goleiro Pedro Paulo se esticou todo para espalmar e na sequência a zaga afastou.

Aos 38 veio mais um gol do time potiguar em mais uma grande jogada pela esquerda, desta vez executada por Felipinho, que se livrou da marcação e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Kelvin chegou batendo de chapa e vencendo novamente o Jonathan, que ainda tocou na bola.

Jogo mais fraco no segundo tempo

No segundo tempo o nível do jogo caiu bastante em relação aos 45 minutos iniciais. O Ferroviário até conseguiu descontar aos 8 minutos, quando o árbitro marcou um tiro livre indireto após o goleiro Pedro Paulo demorar mais que seis segundos para repor a bola. Dudu foi para a cobrança e bateu forte, a bola desviou no caminho e matou o goleiro do ABC.

Ainda com boa vantagem, o ABC se postou na defesa e abriu mão até dos contra-ataques. O Ferroviário, apesar de ter loteado seu campo de ataque poucas vezes levou perigo ao gol adversário. Nas duas vezes que Pedro Paulo teve que trabalhar bem o lance já havia sido impugnado por impedimento.

O ABC agora fará dois jogos seguidos no estádio Frasqueirão. Na quarta-feira (20), recebe o Paysandu às 20 horas, em jogo adiado da primeira rodada. No sábado (23), o duelo será às 21 horas contra o Campinense, pela terceira rodada.

Já o Ferroviário jogará no sábado (23), novamente no Mauro Sampaio, mas desta vez na condição de visitante contra o Atlético CE.

Ficha da partida

  • Jogo: Ferroviário x ABC
  • Jornada: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C 2022
  • Data e Hora: 16/04/2022 – 17hs (Brasília)
  • Local: Estádio Mauro Sampaio / Juazeiro do Norte CE
  • Ferroviário: Jonathan; Yuri (Marquinho Carioca), Fredson, Éder Lima e Émerson;. Emerson Sousa (Wagninho), Maicon (Mauri), Wandson, Dudu (Clisman) e Maicon Assis (Valderrama); Edson Cariús. Técnico: Roberto Fonseca
  • ABC: Pedro Paulo; Richardson, Ícaro e Eduardo; Marcos Vinícius, Thalyson, Fábio Lima (Matheus Rocha), Felipinho e Erick Varão (Willian); Jefinho e Kelvin (Raphael). Técnico: Fernando Marchiori
  • Árbitro: Diego da Silva Castro (PI)
  • Assistentes: Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI) e Alisson Lima Damasceno (PI)