Ypiranga vence em casa, fica perto da vaga e despacha Oeste para a Série D

O Campeonato Brasileiro da Série C conheceu na manhã deste domingo (5), seu primeiro time matematicamente rebaixado. Jogando no Colosso da Lagoa, em Erechim, o Oeste foi batido pelo Ypiranga por 2 a 0 e carimbou seu passaporte definitivo para a quarta divisão nacional de 2022. Já o time gaúcho se manteve na liderança e poderá garantir sua vaga nos quadrangulares nesta segunda-feira. Para isso, basta o Ituano vencer ou empatar com o Figueirense, e Florianópolis.

Os gols que definiram o placar da partida saíram na etapa complementar. Aos quatro minutos Luiz Felipe marcou o primeiro dos donos da casa. Cinco minutos depois, Silvano ampliou para o Canarinho para garantir a vitória dos gaúchos.

Com o resultado, o time paulista segue com sete pontos ganhos e, apesar de conseguir alcançar a pontuação do Mirassol, o oitavo colocado, nas três rodadas finais, não poderá ultrapassá-lo no número de vitórias.

Esse é o terceiro rebaixamento da equipe de Barueri em pouco mais de um ano. Na temporada passada a equipe havia sido rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista. Na sequência houve a queda da Série B para a Série C e agora a queda para a Série D. Como não conseguiu retornar para a elite estadual neste ano, o time corre o risco de ficar sem divisão nacional em 2023.

Ypiranga quase lá

Com a vitória em casa o Ypiranga chegou aos 30 pontos e nove vitórias, abrindo 10 de diferençara para Botafogo e Figueirense. O time de Ribeirão Preto já entrou em campo na rodada e perdeu. Dessa forma, um tropeço do Figueirense contra o Ituano já classifica o Canário para a segunda fase.

A mesma matemática vale para o Grêmio Novorizontino, que neste sábado venceu o próprio Botafogo, fora de casa, por 4 a 1.

O Oeste volta a jogar no próximo domingo (12), quando encara o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu. No sábado o Ypiranga encara o Grêmio Novorizontino, fora de casa.