Kepa entra no final da prorrogação, pega dois pênaltis e Chelsea leva o título da Supercopa da UEFA

O Chelsea é o primeiro campeão da temporada 2021 / 2022 do futebol europeu. Nesta quarta-feira (11), no estádio Windsor Park, na Irlanda do Norte, os Blues venceram o Villarreal nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal, resultado que persistiu na prorrogação. Um dos grandes destaques foi o goleiro Kepa, que entrou no final da prorrogação no lugar de Mendy e pegou duas cobranças do time espanhol.

Atual vencedor da Liga dos Campeões, o Chelsea teve as primeiras boas oportunidades de abrir o marcador. Aos cinco minutos, após cobrança de escanteio, Werner bateu de primeira no segundo pau e o goleiro Asenjo mostrou reflexo e espalmou.

Melhor na partida, o time inglês finalmente saiu na frente aos 26 minutos, quando Havertz foi acionado pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro de primeira para Ziyech, chegar batendo – meio sem jeito -, da marca do pênalti, finalmente superando Asenjo.

O gol sofrido obrigou o Villarreal a sair mais para o jogo e a grande oportunidade de empatar veio nos acréscimos do primeiro tempo quando após cruzamento de Gerard Moreno, Alberto Moreno chegou batendo forte de primeira e quase arrancou o travessão do campo.

O começo do segundo tempo a trave novamente voltou a aparecer no caminho do Submarino Amarelo. Aos seis minutos, Gerard Moreno recebe lançado, aparece cara a cara com Mendy, que deu um pequeno toque com a ponta dos dedos, mas suficiente para desviar a bola para a trave. Aos 22’, o goleiro do Chelsea voltou a aparecer defendendo forte chute de Estupiñán.

A pressão espanhola finalmente deu resultado aos 27 minutos, quando após pressão no campo de ataque, Gerard Moreno tocou para Dia, que devolveu de calcanhar dentro da área e viu o camisa 7 mandar no ângulo, sem chances para Mendy.

Prorrogação

Com o empate veio a prorrogação e houve apenas uma chance nos primeiros 15 minutos, quando aos nove minutos, a bola sobrou para Pulisic, que chegou batendo em velocidade e mandou à direita de Asenjo.

Outra grande chance do time londrino veio aos dois minutos do segundo tempo, quando a zaga do Villarreal não afastou e Mount finalizou para grande defesa de Asenjo.

Com a prorrogação se aproximando do final, o técnico Thomas Tuchel decidiu colocar o goleiro Kepa, conhecido como grande pegador de pênaltis, no lugar de Mendy. A aposta deu certo e ele pegou as cobranças de Mendy e Albiol, ajudando os ingleses a fecharem a série em 6 a 5.

Próximos compromissos

Os dois times agora se preparam para estrearem em seus campeonatos nacionais. O O Chelsea joga no sábado (14), em casa, contra o Crystal Palace pelo Campeonato Inglês. Na segunda-feira (16), o Villarreal recebe o Granada pelo Espanhol.

Ficha técnica

  • Chelsea: Mendy (Kepa); Chalobah, Souma (Christensen) e Rudiger; Hudson-Odoi (Azpilicueta), Kanté (Jorginho), Kovacic e Alonso; Ziyech (Pulisic), Havertz e Werner (Mount). Técnico: Thomas Tuchel

  • Villarreal: Asenjo; Foyth, Albiol, Pau Torres e Peddraza (Estupiñán); Trigeros (Moi Gómez), Capoue (Gaspar), Pino (Mandi) e Alberto Moreno (Morlanes); Gerard Moreno e Dia (Raba). Técnico: Unai Emery

  • Árbitro: Sergei Karasev (RUS)

  • Assistentes: Igor Demeshko (RUS) e Maksim Gavrilin (RUS)