Federação suspende três clubes e oito jogadores no caso de suspeita de manipulação de resultados

Três semanas após surgirem suspeitas de manipulação de resultados em partidas da Série A3, a Federação Paulista de Futebol tomou sua primeira decisão mais contundente. A entidade anunciou a suspensão preventiva de três clubes e oito jogadores. A suspensão é válida até o julgamento dos casos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que ainda não tem data para acontecer.

Tomando como base relatórios da empresa SportRadar, que faz monitoramento de padrões de apostas em sites e imagens das partidas, a FPF decidiu suspender Barretos, Paulista e Olímpia, além de oito jogadores que não tiveram seus nomes revelados. Tanto os clubes quanto os atletas podem apresentar recurso à Federação.

Com a punição, os três times estão provisoriamente impedidos de se inscreverem em competições estaduais, o que pode, por exemplo, causar a não participação deles na próxima Copa Paulista, que deve ser disputada ainda neste ano.

Os dois jogos que estão sendo investigados são a vitória de 3 a 2 do Olímpia sobre o Paulista e a goleada de 4 a 0 do Linense diante do Barretos. Eles foram válidos pela 12ª rodada da competição, a primeira após a retomada do campeonato.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo e na última quarta-feira o empresário suspeito de aliciar um jogador do Paulista foi ouvido em depoimento e teve seu celular apreendido.

E como fica a A3?

O anúncio da suspensão das três equipes se dá às vésperas da última rodada da fase de classificação da Série A3, onde os três times ainda tem objetivos para tentar alcançar. Barretos e Paulista lutam para fugirem do rebaixamento, enquanto o Olímpia tenta se classificar para as quartas de final.

De acordo com a Federação, os times poderão entrar em campo normalmente, mas os atletas suspensos não poderão ser utilizados.

O Barretos recebe o Marília precisando de uma vitória para fugir da queda, o Paulista joga fora de casa contra o Velo Clube precisando vencer e ainda torcer por derrotas do Grêmio Osasco e Barretos. Já o Olímpia para conseguir se classificar tem que bater o Desportivo Brasil em Porto Feliz e torcer para que o Nacional não derrote o Primavera na capital.