Tupãzinho fez o gol do título brasileiro em 1990
Brasileirão Futebol Brasileiro Futebol Paulista

Autor de um dos gols mais importantes do Corinthians completa 52 anos nesta terça

Nesta terça-feira (07), um ídolo corinthiano comemora mais um aniversário. Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho, completa 52 anos. O ex-atacante marcou o gol que deu o primeiro título brasileiro ao Corinthians, em 1990, no segundo jogo da final. Tupãzinho chegou ao Timão no início de 90, emprestado do São Bento de Sorocaba para a disputa do Campeonato Paulista. 

As jogadas de velocidade e agilidade foram, aos poucos, encantando a Fiel. Em vários momentos, saiu do banco de reservas para dar a vitória ao Alvinegro, recebendo o apelido de ‘Talismã’ ou, para os mais apaixonados, “Deus Tupã”. 

Mas foi na final do Campeonato Brasileiro de 1990 em que Tupãzinho passou a ser considerado um ídolo, quando fez o gol da vitória por 1 a 0 em cima do São Paulo, no Morumbi. Por ter sido o gol que confirmou o primeiro título brasileiro do Corinthians, aquele momento ficou marcado na memória da Fiel. 

Além da importância para a história do Corinthians, Tupãzinho é até hoje um dos atletas que mais vestiram o manto alvinegro, mesmo sem ter sido titular na maior parte das sete temporadas que ficou no Parque São Jorge. Foram 341 partidas e 52 gols marcados.

 Na passagem pelo Corinthians, o jogador teve outras conquistas importantes, como os da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, ambos em 1995.