Em 2005 Barbarense e Rio Branco se encontraram pela última vez na Série A1. Veja como foi

Pela tabela original do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, neste sábado (4), aconteceria o tradicional duelo entre o Rio Branco de Americana e a União Agrícola Barbarense, porém, por conta da pandemia, o jogo não tem data para acontecer. Se é que vai acontecer neste ano.

Quinze anos atrás, em 2005, os dois times viviam situações bem diferentes, com ambos figurando na elite estadual e a Barbarense vivendo a expectativa de jogar pela primeira vez a Serie B do Campeonato Brasileiro.

Como foi o duelo em 2005

O Campeonato Paulista de 2005 contou com 20 clubes e foi disputado em pontos corridos e turno único. O São Paulo somou mais pontos ao final das 19 rodadas e ficou com o título. Mas o duelo que vamos abordar aconteceu na 14ª rodada, quando as equipes não estavam muito bem na tabela.

O jogo aconteceu na noite de 23 de março (quarta-feira), no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães.  Com os times empatados na classificação com 13 pontos, o jogo era cercado de muita tensão, uma vez que ambos estavam bem próximos da zona do rebaixamento (caíram quatro times na época) e quem tropeçasse terminaria a rodada na zona da degola.

Os gols jogo saíram apenas na metade do segundo tempo. Aos 27 minutos, Carabina abriu contagem a favor do time de Americana. Porém a vantagem não durou muito e aos 30 minutos, Brenner deixou tudo igual. E foi só.

Como ficaram os times

Com o resultado, os times acabaram superados pelo União São João. A Barbarense chegou aos 14 pontos e entrou na zona da degola, ficando em 17º lugar. O Tigre, por sua vez, ficou uma posição acima por ter mais vitórias.

Mesmo tendo vencido seus dois últimos jogos, o tropeço em casa acabou custando caro ao time de Santa Bárbara D´Oeste, que acabou rebaixado para a Série A2. O time ficou apenas um ponto atrás do Rio Branco, 16º colocado e primeira equipe a escapar da queda.

Curta o grupo Futebol Aleatório no Facebook

Para piorar, o segundo semestre a Barbarense também seria rebaixada para a Série C. Em 2012 a equipe ainda conseguiu um novo acesso para a A1 do Paulista, mas em 2013 voltou para a A2, onde ficou até 2017 e depois teve uma sequencia de quedas, até chegar na segunda divisão.

O Rio Branco ainda se manteve na A1 por mais duas temporadas, caiu em 2007, voltou em 2010 para sua última aparição na elite e desde 2019 está na segunda divisão.

Os outros rebaixados

União São João, Atlético Sorocaba e Inter de Limeira também caíram. Destes, apenas a Inter de Limeira conseguiu voltar nesta temporada para a A1. Já o time de Sorocaba ainda voltou alguns anos depois para a primeira divisão, mas tornou a cair e hoje encontra-se licenciado, assim como o time de Araras.